40 anos de A.`.R.`.L.`.S.`. Oriente Eterno, 194

40 anos de A.`.R.`.L.`.S.`. Oriente Eterno, 194
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

"...promover o a prática da solidariedade social, o progresso material e o aperfeiçoamento intelectual da humanidade em geral, praticando, estudando e estimulando os princípios da Liberdade, Igualdade e Fraternidade, sem distinção de raça, cor ou religião.

A fundação da nossa Loja deu-se no dia 18 de fevereiro de 1978, mas os entendimentos para a sua criação começaram antes, quando alguns IIr.’. tiveram a idéia de fundar uma Loja que tivesse suas atividades durante o dia e que pudesse abrigar IIr.’. idosos e aqueles que não pudessem frequentar suas Loja no horário noturno. Dentre esses IIr.’. apontamos: Joaquim Lopes de Mattos; João Zimmermann Filho; Clodomiro Abraão; Silvio Massu de Oliveira; Elles de Aquino, pertencentes à A.’.R.’.L.’.S.’. “Cavaleiros de São João, 115”; Orlando Pereira Monteiro, pertencente à A.’.R.’.L.’.S.’. “Nova Esperança, 132”; Adalberto Mendes, pertencente à A.’.R.’.L.’.S.’. “Estrela da Lapa, 7” e, Antônio Caparroz Peres, pertencente ao Grande Oriente do Brasil.

Durante estas reuniões preliminares, estabeleceram-se algumas das finalidades básicas que conduzem o objetivo desta Loja, tais como: propagar os postulados da Maçonaria Universal, promover o estudo da Moral, a prática da solidariedade social, o progresso material e o aperfeiçoamento intelectual da humanidade em geral, praticando, estudando e estimulando os princípios da Liberdade, Igualdade e Fraternidade, sem distinção de raça, cor ou religião. Nesta mesma ocasião ainda foi escolhido o nome da Loja, “Oriente Eterno”, cuja idéia é estar se aproximando do Grande Arquiteto do Universo, visando o dia da passagem para o Oriente Eterno Celestial.

Naquela oportunidade, era Grão Mestre o Sereníssimo Ir.’. Erwin Seignemartin.

A insígnia e a representatividade de nossa Loja é o Estandarte que alude ao Templo de Salomão, bem como um Templo Maçônico onde podemos visualizar as duas Colunas, B e J, encimadas por Romãs; Pavimento Mosaico; o Altar dos Juramentos, com o Livro da Lei Aberto, acompanhado dos utensílios Compasso e Esquadro, indicando a abertura dos trabalhos. Um pouco acima direita, surge uma Estrela Dourada, que simboliza o Homem no Universo e à esquerda, outra Estrela, esta Prateada, que foi inserida para lembrar o nosso Jubileu de Prata, comemorando no ano de 2003. Dentro das bordas do topo, temos as iniciais H.A.E.P.S.T.I., que tem o seguinte significado: Harmonia, Amor, Esperança, Paz, Somos Todos Irmãos.

40 anos de A.`.R.`.L.`.S.`. Oriente Eterno, 194

 

 

40 anos de A.`.R.`.L.`.S.`. Oriente Eterno, 194

Milton Luiz
Diretor responsável da seção Entre Colunas

Entre Colunas é uma seção da revista Espaço News dedicada a matérias sobre a maçonaria.

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Veja Também:

Artigos Relacionados

Olá, deixe seu comentário para 40 anos de A.`.R.`.L.`.S.`. Oriente Eterno, 194

Enviando Comentário Fechar :/